Alimentos que ajudam a proteger e a melhorar a visão

O fato de perder gradualmente a visão é um dos sintomas mais evidentes do processo de envelhecimento e em nossos dias apresenta-se em idades mais precoces, por causa de nosso estilo de vida, por exemplo, a exposição prolongada às telas sem proteção e a luz solar, podem afetar muito a nossa visão, mas não há com que se preocupar tanto, este sinal de envelhecimento que podem ser evitados se temos o hábito de nos alimentar de forma saudável.


A degeneração macular (afecção da visão) é a primeira causa de cegueira ou perda em pessoas de idade avançada, seguida pelas cataratas. Ambas as doenças podem ser prevenidas se consome uma dieta rica em alimentos com antioxidantes.


Vinte e oito milhões, oitocentos e dezenove mil, duzentos e quatro


Muitas condições, como o excesso de peso e diabetes também podem afetar a visão, por isso queremos mostrar-lhe quais são os alimentos que podem ajudar a melhorar a saúde de seu ponto de vista, este e outros hábitos saudáveis permitem evitar complicações ao chegar a uma idade avançada.


Groselhas Pretas


As groselhas negras se constituem em um dos melhores elementos para nutrir a visão. De acordo com muitas pesquisas, estas bagas são mais eficazes do que muitos outros alimentos quando se trata do cuidado dos olhos.


As groselhas contém um altíssimo nível de antocianinas que controlam a função hormonal, regulam o sistema imunológico e fortalecem as membranas dos tecidos (cerca de 250 miligramas por cada 100 gamos de fruta). Outra das vantagens de consumir essas quer que vá, é que são ricas em ácidos graxos essenciais, que são excelentes agentes inflamatórios.


Mas você pode consumir as groselhas cruas, também poderá encontrá-las na forma de óleo ou em cápsulas.


Mirtilos


São frutos muito parecidos com os mirtilos e também contém propriedades essenciais para o cuidado da vista e são ricos em antocianinas.


Podem ser um pouco difíceis de obter e cultivar, porque crescem somente em condições climáticas muito particulares.


A razão por que os mirtilos são bons para a vista, é que previnem e reverter a degeneração macular. Como se comprovou com um estudo realizado pelo jornal “Avanços em Gerontologia”, as pessoas que receberam uma dose moderada de extrato de mirtilo, não sofreram dano ou deterioração da retina durante três meses, enquanto que as pessoas que não receberam esta substância si apresentaram algum grau de degeneração na vista.


A conclusão que resultou deste estudo, é que o consumo de extrato de mirtilo é muito dinheiro a longo prazo quando se trata de prevenir a degeneração macular e a catarata.


mirtilos


Kalé e outros tipos de vegetais verdes


A luteína e a zeaxantina são dois nutrientes fundamentais quando falamos de cuidado dos olhos. A mácula (parte central da rainha, que é responsável pela visão central detalhada), tem uma grande concentração destes dois nutrientes e é necessário consumi-los para o poder que a função da visão se realize normalmente.


Ambas as substâncias estão presentes em grande quantidade no kalé e espinafre, mas você também pode encontrá-la nas cenouras, abóboras e outros vegetais e frutas de cor amarela ou alaranjada e em menor concentração, na clara do ovo.


É recomendável que os vegetais e frutas, anteriormente mencionadas, se consomem crus, para evitar eliminação de suas propriedades por meio da cozedura.


Gema de ovo


Embora não contém tanta zeaxantina e luteína, a pouca quantidade que contém, é muito fácil absorção pelo organismo. É fundamental que os ovos que consumimos são produzidos de forma orgânica, sem intervenções químicas para evitar que se percam todos os nutrientes.


Teor de luteína de alguns alimentos:

AlimentoMg / porciónKalé (cru)26.5 / 1 tazaKalé (cozido)23.7 / 1 tazaEspinaca (cozida)20.4 / 1 tazaColes (cozidas)14.6 / 1 tazaNabos verdes (cozidos)12.2 / 1 tazaGuisantes verde (cozido)4.1 / 1 tazaEpinacas (cruas)3.7 / 1 tazaMaíz (cozido)1.5 / 1 tazaBrócoli (cru)1.3 / 1 tazaLechuga romana (cru)1.1 / 1 tazaJudías verde (cozido)0.9 / 1 tazaBrócoli (cozido)0.8 / 1/2 tazaPapaya (cru)0.3 / 1 grandeHuevo0.2 / 1 grandeNaranja (cru)0.2 / 1 grande

Salmão


Quando o nosso organismo tem falta de substâncias como os ácidos graxos ômega 3, as células deixam de funcionar adequadamente, e isso também acontece com os olhos.


Embora o peixe é uma grande fonte destes ácidos, é fundamental ter em conta que deve ser evitado ao máximo o peixe que se encontra em locais contaminados.


O ideal seria consumir peixes que têm sido obtidos em seus habitats naturais para evitar o contacto com agentes químicos, como o mercúrio.


Os ácidos gordos ómega 3, que se concentram na retina e dão suporte às membranas dos olhos, fato que ajuda a melhorar a visão e a proteger a estrutura do olho. Também são excelentes nutrientes para prevenir a degeneração macular. Os ácidos este tipo impedem que as doenças da vista avancem e, em alguns casos, podem ajudar a revertê-las.


Outra das substâncias presentes no peixe, é a astaxantina, um antioxidante que previne a perda da visão. É o sistema de sobrevivência de uma alga marinha, que a usa para se proteger dos raios uv e da falta de nutrição.


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Algumas das doenças que se podem prevenir com este antioxidante são:

CataratasDegeneración macular relacionada com a idade. (AMD)Edema macular cistoideRetinopatía diabéticaGlaucomaEnfermedades inflamatórias dos olhos (retina, o olho, ceratite, e escleritis)Oclusão arterial na retina.Oclusão venosa

O efeito da astaxantina no olho, é proteger os tecidos dos danos provocados pelos raios do sol e a exposição prolongada à luz das telas. Previne o dano das células fotoreceptoras, os gânglios e os neurônios que se encontram nas camadas da retina.


É o antioxidante mais poderoso que foi descoberto no campo da saúde visual.


Outras estratégias naturais para proteger a visão são as seguintes:


Além da alimentação e tratamento médico permanente, existem algumas ações que podem ser utilizados para prevenir doenças visuais. Os seguintes dicas implicarão mudanças em seu estilo de vida, mas podem ajudá-lo a melhorar a sua visão.


Deixe de fumar, se fizer isso.


A fumaça do cigarro aumenta a produção de radicais livres em todo o seu corpo e pode afetar sua saúde de várias maneiras. A nicotina é um dos agentes tóxicos que pode produzir efeitos adversos sobre a qualidade de sua visão.


Protege a sua saúde cardiovascular por meio da atividade física


As alterações na pressão arterial podem causar danos aos vasos sanguíneos que se encontram hospedados na retina e podem obstruir o fluxo sanguíneo para esta parte do olho. Quando se faz um exercício físico de forma regular (em especial se se trata de um programa composto por aeróbicos, exercícios de cardio e de fortalecimento), pode reduzir a pressão arterial e controlar os níveis de insulina e leptina.


Evita o consumo de açúcares, em especial de frutose


Este é outro dos hábitos mais saudáveis que você pode escolher para manter controlada a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue. De acordo com um prestigiado médico da Universidade do Colorado, um consumo de cerca de 74 gramas de frutose por dia (2 ou 3 bebidas açucaradas), pode aumentar em até 77% pressão sangüínea.


Mantém controlados os seus níveis de açúcar no sangue


Quando se tem um nível de açúcar mais alto do que o recomendado, podem ocorrer fluxos sanguíneos irregulares para os olhos. Também é possível que se apresentem danos em vasos sanguíneos e a capacidade para focalizar os olhos pode perder. A retina também pode ser afetada por um nível anormal de açúcar na corrente sanguínea.


Para controlar este fato, é importante se alimentar muito bem e evitar os adoçantes de origem artificial.


Evite as gorduras trans


Uma dieta que contenha gordura trans em excesso, pode promover a degeneração macular e bloquear a ação dos ácidos gordos ómega 3 no corpo. Este tipo de grases está presente especialmente nas comidas processadas, tais como a margarina, as batatas fritas, frango frito, donuts, biscoitos e bolos.


Evita o aspartame


É um adoçante natural cerca de 120 vezes mais doce que o açúcar corrente. Embora em condições normais, é doce, depois de sua decomposição pode ser tóxico e causar envenenamento. Geralmente entre os sintomas de envenenamento com aspartame, encontramos as dificuldades e a deterioração da visão.


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Para concluir, alguns outros alimentos que você pode consumir, se quiser conservar e proteger a saúde de seus olhos, são as seguintes:



  • Cenoura: ajudam a proteger a sua retina e contêm muitas vitaminas.

  • Zuccini: protege a retina e diminui o risco de sofrer de catarata

  • Brócolis: é livre de radicais livres. Protege a visão e evita diversos tipos de câncer.

  • Cebola e alho: têm um grande conteúdo de substâncias antioxidantes

  • Tomates: protegem a vista dos danos causados pela luz solar e a exposição à luz artificial.

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