Alimentos Proibidos Na Dieta Cetogénica

Quando nos referimos a uma dieta chamada cetogénica, estamos nos referindo a um regime alimentar baseado em consumir a menor quantidade de carboidratos possíveis.


Este regime deve concentrar-se em um consumo de gorduras naturais, e ingerir as proteínas adequadas, com a finalidade de chegar ao estado de cetose.


A cetose é um estado do metabolismo que se obtém ao consumir uma quantidade mínima de carboidratos, isso altera o catabolismo, que começa a orientar-se para a metabolização das gorduras.


A partir da metabolização gera cerca de compostos denominados corpos cetónicos, que decompõe as gorduras acumuladas do corpo e geram acetoacetato (75% da energia durante o jejum), que se transforma em energia para o cérebro e para o resto dos órgãos de seu corpo.


Lembre-se que a cetose é um estado mensurável e faz parte do metabolismo, não é apenas uma idéia ou uma metodologia para a perda de peso. Isso significa que os alimentos rotulados como “keto” ou “não-keto” realmente vêm a partir de uma contagem rigoroso da quantidade de hidratos de carbono, açúcares ou gorduras saudáveis que proporcionam.


Quebrar a cetose consumir mais carboidratos do que o permitido, você fará com que seu corpo tenha que voltar a começar do zero.


Qualquer dieta inclui alguns alimentos marcados com “não-nos”, mas por estar em uma dieta cetogênica, a lista desses alimentos é muito maior.


A principal razão é que esses alimentos contêm muitos carboidratos ou proteínas específicas que podem alterar o estado de cetose, diminuindo assim a capacidade do corpo para queimar gordura.


De todas formas, não se preocupe tanto. Neste artigo você encontrará a lista de alimentos que são sugeridos ignorar e por que. Dividimos isso em macronutrientes (nutrientes que fornecem calorias) com relação a sua predominância habitual nos alimentos. Há quatro seções:


1. Carboidratos


2. Proteninas


3. Calorias


4. Outros


Carboidratos que você deve evitar ao estar em uma dieta cetogénica



Leia o nosso guia definitivo sobre uma dieta baixa em hidratos de carbono


Alguns cereais


Grande parte da família dos grãos, cereais, pratos prontos à base deles, ou até os grãos inteiros, devem ser evitados pelas pessoas em uma dieta cetogênica, pois contêm excesso de carboidratos e interferirían com a diminuição de gordura acumulada. Estas contas incluem os seguintes:



  • O Milho

  • O Arroz

  • O Trigo

  • A Cevada

  • A Aveia

  • Os grãos germinados

  • O Amaranto

  • O Centeio

  • O Milho

  • O Sorgo

  • O Bulgur

  • O Trigo

  • A Quinoa

Os pães que possam cozido com qualquer um dos anteriores, as massas que possa cozinhar com qualquer um desses grãos e biscoitos, fatias ou casca de pizza que possam conter os mesmos.


Feijões e leguminosas


Enquanto que as leguminosas fornecem a nutrição necessária em uma dieta regular, não são aptas para a dieta cetogênica, porque contém muito amido (carboidrato). Evita os feijões de todos os tipos, incluindo:



  • Feijões comuns

  • Grão de bico

  • Feijão preto

  • Lentilhas

  • Ervilhas verdes

  • Feijões

  • feijão

Frutas


A maioria das frutas não são recomendadas quando você está em uma dieta cetogênica, uma vez que possuem altas quantidades de açúcar e carboidratos. Isso inclui frutas tropicais, frutas secas, sucos de frutas, além dos smoothies e batidos naturais (Há algumas opções comerciais de smoothies sem carboidratos).


Se você não está disposto a deixar de comer fruta, deve certificar-se de ingerir as que têm menor quantidade de açúcar possível, como a amora azul, amoras e framboesas. Além disso, certifique-se de comê-las com moderação.


Estas são as frutas que você deve evitar em sua totalidade:



  • Bananas

  • Mamão

  • Maçã

  • Abacaxi

  • Laranja

  • Uvas

  • Mango

  • Mandarinas

  • Qualquer suco de frutas

  • Batidos de fruta

  • Frutas secas como passas, tâmaras, manga seco, etc.

  • Xarope de frutas,

  • Concentrados de frutas

Amido de legumes


Como regra geral, você deve evitar comer verduras que crescem acima do solo (tubérculos). Isto se deve a que a maioria desses alimentos contêm muitas calorias, apesar de não aparentarlo.


Alguém poderia pensar que o ser vegetais são bons para todos os tipos de dietas. Mas a realidade é que (ao menos os alimentos da lista abaixo) podem conter mais carboidratos do que alguns outros alimentos.



  • Batatas

  • Batata-doce

  • Cenouras

  • Mandioca

Álcool



Pode parecer inofensivo, mas o álcool, além das muitas desvantagens para o organismo, tem uma que quase não tomamos em conta: se transforma em açúcar de imediato. Portanto, está totalmente contra-indicado em uma dieta cetogénica.


Isto pode ser muito difícil, porque algumas pessoas se recusam a parar de consumir álcool, mas se não o fizer, pode afetar o processo em que você colocar em seu corpo e em seguida a dieta não te servirá de nada.


Esta não é a única razão. Devemos salientar que há certas bebidas alcoólicas que contêm muitas calorias. Por exemplo:



  • Cerveja

  • Vinho (principalmente nos tintos)

  • Coquetéis

  • Bebidas com sabor

Se você gosta de beber, é conveniente que você leve diretamente os espíritos mais fortes. Apesar de que contêm muitos carboidratos, os açúcares são convertidos em álcool etílico durante o processo de destilação e fermentação.


Embora não há que se deixar enganar, o álcool é o etanol, que se decompõe facilmente em açúcar. Do ponto de vista de suas células, beber um copo de vinho é como tomar um refrigerante.


Leia o nosso guia sobre as melhores e piores bebidas alcoólicas para sua saúde


Açúcares


Até agora você já sabe quais são os produtos que é preferível evitar considerando que são alimentos e produtos industrializados que contêm açúcares adicionados, mas algumas pessoas esquecem-se dos açúcares “naturais” que são geralmente considerados não tão calóricas e mais saudáveis que os açúcares mais refinados.


Você sabia que o açúcar tem 56 diferentes nomes nos rótulos nutricionais hoje em dia? Existem açúcares escondidos em todas as partes.


Se bem é certo que poderia ter melhores opções para a saúde em geral, o açúcar continua sendo o açúcar, e pode sair da cetose. Açúcares a evitar:



  • Mel

  • Néctar de agave

  • Mel de maple

  • Açúcar turbinado

  • Xarope de milho com alta frutose

  • Cana-de-açúcar

Proteínas para evitar



Leite e leite baixa em gorduras


Os produtos lácteos integrais, como o iogurte, a manteiga, o creme e o creme de leite e produtos são recomendados por estar em uma dieta cetogénica. Ainda assim, é aconselhável evitar tomar qualquer classe de produtos lácteos com baixo teor de gordura.


Não só porque contêm quantidades de carboidratos bastante elevadas, mas também porque o leite pasteurizado é difícil de digerir para a maioria das pessoas; é um produto que contém muito poucas bactérias benéficas e talvez pode conter hormônios prejudiciais.


O leite cru é bom em pequenas quantidades, só não esqueça de levar em conta a quantidade de carboidratos que tem. Produtos lácteos para evitar:



  • Leite (a menos que esse cru e em pequena quantidade)

  • Queijo ralado (frequentemente contêm amido de batata)

  • Produtos lácteos com baixo teor de gordura ou reduzidos em gordura como:Substitutos de manteiga sem gordura (que não são recomendáveis nunca)Queijo cremoso com baixo grasaLeche desnatado evaporadaCubierta batida baixa em grasaYogures descremados ou com baixo teor de gordura (em geral, têm uma grande dose de açúcar)

Produtos animais ou fazenda


Na medida do possível, escolha produtos animais orgânicos e de animais que são alimentados com pasto. O fundador de Perfect Keto tem uma série sobre por que a fonte de alimento do animal é importante; e guias sobre como comprar bons alimentos.


Não deve ser assim tão difícil, mas por algum motivo é.


Evite as carnes e lácteos provenientes de animais alimentados com grãos, já que têm menos nutrientes.


Trata de manter-te afastado de produtos de carne de porco e peixe, que são cultivados em fábrica e que são ricos em omega-6, sendo estes inflamatórios em quantidades muito grandes.


Além disso, os peixes cultivados na fábrica muito seguido contêm um alto teor de mercúrio.


As carnes processadas, como os “hot dogs” e as salsichas recheadas devem ser evitados na maior parte do tempo, já que geralmente contêm nitratos que são prejudiciais e, possivelmente cancerígenos para o corpo.


Alimentos gordurosos ou de óleos não-saudáveis (inflamatório)


Os óleos não processados e nutritivos, como o óleo de coco, o azeite de oliva e os óleos de macadâmia, são excelentes fontes de gorduras saturadas e insaturadas. No entanto, cuidado com os óleos vegetais processados nocivos tais como:



  • Óleo de soja

  • Óleo de canola

  • Óleo de milho

  • Óleo de semente de uva

  • Óleo de amendoim

  • Óleo de gergelim

  • Óleo de girassol

Outros alimentos que é preferível evitar



Alimentos processados e embalados


Os óleos mencionados acima são frequentemente encontrados em produtos processados e embalados que não são saudáveis.


Além disso, os fabricantes empacotam produtos que contêm muito açúcar que, provavelmente, não exigem, gorduras trans, conservadores e outros desperdícios. Evite consumir alimentos industrializados e processados tais como:



  • Comida rápida

  • Produtos comercialmente assados, como biscoitos e bolos

  • Margarinas

  • Doces

  • Refrigerantes e bebidas gasosas

  • Sorvete

  • Alimentos com carragenina (como produtos de leite de amêndoas)

  • Alimentos com sulfitos (como a gelatina e frutas secas)

  • Glúten de trigo

  • MSG

Tenha muito cuidado com os alimentos embalados que se autodenominan “de baixos hidratos de carbono” ou “zero carb”, como as bebidas dietéticas, as borrachas ou doces sem açúcar ou produtos Atkins.


Mas pode ter um baixo teor de carboidratos por porção, é provável que o tamanho de uma porção muito pequena e não seja suficiente para saciar a sua eventual fome.


Além disso, poderiam ter adicionado glúten, aditivos ou sabores artificiais que não são bons para a saúde se consumidos em excesso. É melhor ficar longe de estes se é possível e se concentrar em alimentos cetogénicos em vez de alimentos inteiros.


Leia o nosso guia sobre as 10 formas em que os alimentos processados estão matando as pessoas


Adoçantes e corantes artificiais


Os adoçantes artificiais podem parecer corretos já que não são de açúcar, mas devem ser tomadas com precaução. As pessoas reagem de maneiras diferentes, mas para algumas pessoas, pode afectar os níveis de açúcar no sangue ou causar problemas como desejos adicionais.


Algumas pessoas até acham que os adoçantes artificiais alteram seu cetose. Edulcorantes artificiais para evitar ou desconfiar de:



  • Splenda

  • Acesulfame

  • O Aspartame

  • Sacarina

  • Sucralose

Condimentos


O melhor é preparar os nossos próprios temperos e molhos, se é possível, ou simplesmente usar ervas e especiarias puras para suas refeições, mas se isso não é uma opção, evite os condimentos que são:



  • Feitos com óleos não saudáveis (como os mencionados acima)

  • Os que contêm açúcares adicionados

  • Temperos marcados como “baixo teor de gordura”

Use esta lista como referência quando precisar de uma atualização sobre o que não é keto, mas não deixe que te desanimem.


Há algumas comidas deliciosas que você pode recorrer nesta dieta! E, mesmo se parece que em uma dieta e não pode comer muitas coisas, você verá que há outros alimentos que talvez você pensou que nunca comerías e que, na realidade, são deliciosos.

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