5 alimentos que todo nutricionista recomenda para uma dieta saudável

Uma alimentação variada e equilibrada que inclua os diferentes grupos de nutrientes em sua justa medida, é sempre o primeiro passo para cuidar e desfrutar de boa saúde.


Para isso, seguir uma nutrição e dietética adequadas é fundamental para o próprio bem-estar e para a prevenção de diversas doenças e enfermidades. Hipertensão, aterosclerose, colesterol elevado, diabetes, obesidade… são todas doenças diretamente relacionadas com os nossos hábitos alimentares e de vida, daí a importância de seguir uma dieta em que só nos traga benefícios e que, além disso, se adapte às nossas necessidades específicas.


E mesmo que qualquer dieta deve ser sempre personalizada , pois cada um de nós tem necessidades específicas, há uma série de alimentos que, pelos benefícios que trazem, todos os nutricionistas consideram imprescindíveis. Você quer conhecê-las?


Os especialistas em nutrição insistem na necessidade de seguir uma dieta que nos forneça todos os macro e micro nutrientes que nosso organismo precisa. Vitaminas, minerais, hidratos de carbono, proteínas, gorduras, fibra… na justa medida, tudo faz falta, e diante de determinadas doenças (ou carências) o aconselhamento profissional é mais do que recomendável. Se você tiver dúvidas sobre se a dieta que você segue é a mais adequada para você, procure um nutricionista de qualidade que esteja perto da área em que reside. Por exemplo, se você mora na capital de Espanha, você pode procurar nutricionistas em Madrid, atendendo à recomendação de pessoas de confiança, como o seu médico de família ou familiares que tenham sido tratados com sucesso por algum desses profissionais. Após as respectivas provas diagnósticas, os nutricionistas são os mais indicados para definir a dieta que melhor se sente e que mais benefícios lhe a contribuição.


Seguro que entre as suas recomendações, não faltam alguns dos alimentos que detalhamos a seguir, porque a sua composição e propriedades os tornam verdadeiras fontes de saúde. Toma nota:



  1. Frutas e legumes. São dois grupos de alimentos vegetais que têm em comum a sua riqueza em vitaminas e minerais e sua importante contribuição em fibra solúvel e insolúvel. Você tem tanta variedade de frutas e legumes, que é difícil escolher um só alimento, mas são muitos os nutricionistas que escolhem a maçã como um dos que há que incluir em qualquer dieta, já que reduz os níveis de açúcar e de colesterol no sangue. É diurética e evita o acúmulo de ácido úrico. E, além disso, fornece fibra e vitaminas do grupo B. Não se pode pedir mais.

  2. Peixe azul. Uma ou duas vezes por semana, tomar peixe azul é a melhor forma de ingerir ácidos graxos essenciais, como Ômega 3, ideais para cuidar do sistema cardiovascular: sardinha, anchova, salmão, atum… são perfeitos para um jantar leve como saudável.

  3. Cereais. São a fonte principal de que o nosso organismo obtém os hidratos de carbono que você precisa para realizar suas funções diárias. Trigo, aveia, milho, arroz… em grão ou em seus múltiplos derivados, a partir de flocos para o café da manhã, até as barras de energia ou um simples pedaço de pão. Se forem integrais, mantendo todas as suas propriedades originais (semente e casca), muito melhor.

  4. Carnes magras. A ingestão da página de carne que não contenha um excesso de gorduras é sempre recomendada pelos nutricionistas. Não convém abusar, mas não eliminá-lo da dieta, se não existe indicação médica expressa. Proteína de alto valor biológico, minerais essenciais como o ferro, o magnésio e o zinco e vitaminas do grupo B, são apenas alguns dos nutrientes que fornece ao organismo.

  5. Lácteos. O leite e seus derivados, com especial menção ao iogurte, que são fontes de cálcio e de proteínas de origem vegetal. Fundamentais para manter os ossos em perfeitas condições, de leite por dia, completa qualquer dieta saudável.

Já sabe, incluir esses alimentos em sua dieta, como medida preventiva para cuidar de si e sentir-se em plena forma, é uma boa ideia. E lembre-se de que a última palavra tem seu nutricionista: deixe-se aconselhar e siga suas recomendações.


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