Alimentos Para Melhorar A Memória Rapidamente

A memória é uma das funções mais incríveis do nosso cérebro. Nosso cérebro é uma máquina orgânica muito poderosa.


Nosso cérebro controla o nosso pensamento, o movimento e a sensação enquanto faz cálculos e reage a uma velocidade surpreendente. Guarda uma quantidade incrível de dados como imagens, textos e conceitos. Nosso cérebro trabalho o dia todo, mesmo enquanto durmes.


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A nutrição é muito importante para neustra saúde neural plena, e um bom desempenho de funções complexas, como a memória.


Também é de destacar que se trata de um órgão sensível para os tóxicos, pelo que a ingestão de alimentos inadequados e / ou de substâncias tóxicas pode ser muito perigoso. Se bem que o cérebro tem mecanismos de proteção, o consumo abusivo de álcool pode levar a perdas de memória sérias e importantes, ou o consumo consuetudinário de maconha pode levar a perdas de memória (especialmente recente) muito severas. Com isso, destacamos que para ter um cérebro saudável não só há coisas que devemos fazer, mas há outras que não devemos fazer.


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Em um cérebro saudável também ocorre em ocasiões perda de memória se dão algumas situações particulares, como um grande estresse ou problemas emocionais. Não podemos lembrar o que não estabelecemos em nossa memória por estar nervosos ou cansados, por dizê-lo de um modo mais compreensível.


Vejamos agora quais são os alimentos, ou melhor ainda, os grupos de alimentos que são ideais para melhorar a memória.


1. Alimentos ricos em ômega 3, como o peixe, salmão e outras mais


O mecanismo de ação do Ômega 3 para favorecer as funções cerebrais é multi-causal. Por um lado tem uma ação indireta, já que o estado ácido graxo essencial previne os problemas dos vasos sanguíneos de médio e pequeno porte. Estes são exatamente os que são feridos no cérebro com o passar dos anos e produzem a deterioração que se pode observar em pessoas de muita idade. Abaixam o colesterol ruim e melhoram substancialmente de outros fatores de risco que causam o dano vascular.Por outro lado, o Ômega 3 atua diretamente no neurônio.


Lembre-se que o cérebro é composto em grande parte de substâncias gordas. Foram descritos problemas de funcionamento cerebral por déficit deste fabuloso ácido graxo. Podemos encontrar em vários alimentos: nozes (que, aliás, têm a forma de cérebro), amêndoas, espinafre, alface e pepinos. Também é encontrado em peixes, salmão, óleo de linhaça, suplementos de gérmen de trigo e óleo de gergelim. Em muitos países enriquecem alimentos como o leite, com Ômega 3, a informação de que sempre se destaca na embalagem.


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2. Alimentos ricos em colina


Os alimentos com quantidades relevantes de colina são muito importantes para a memória. Se nos aprofundarmos um pouco mais no tema, vamos entender melhor. O impulso nervoso entre os neurônios (algo básico para o funcionamento cerebral, já que envolve a comunicação de setores) ocorre por umas substâncias chamadas neurotransmissores. Os neurotransmissores conseguem alterar a carga elétrica da membrana neuronal e assim se efectiviza a transmissão do impulso. Um dos neurotransmissores mais importantes é a acetilcolina, que como se compreende perfeitamente, tem como componente principal a colina.


Esta, por sua vez, é obtido a partir da fosfatildicolina, que é parte fundamental da lecitina. A lecitina é uma gordura muito saudável, claramente altamente recomendado por seus derivados. Existem no mercado uma grande variedade de suplementos com lecitina de soja, que também é indicado para reduzir o colesterol. Na forma natural, que se encontra em alimentos como as leguminosas (lentilhas, grão de bico, etc.), alho, nervurado, cebola, amendoim ou amendoim, aveia, cenoura, e, obviamente, na soja.


3. Alimentos ricos em vitaminas do complexo B


As vitaminas do complexo B são fundamentais para o funcionamento do nosso sistema nervoso, mas não só o central, mas também o periférico. Não é possível ter uma memória aceitável com uma dieta pobre ou carente de vitaminas desse grupo. São muitos os alimentos que contêm essas vitaminas, mas vamos destacar, muito especialmente, os cereais integrais.


4. Alimentos ricos em antioxidantes


Com o passar do tempo vão se formando as células, os temíveis radicais livres, Em outras palavras, as células tornam-se oxidados (diferente a respirar). Este processo faz com que cada célula se deteriorar, o que se manifesta como uma deterioração típico do envelhecimento. Aparecem doenças degenerativas, a aparência se torna envelhecido e deterioram-se as funções de cada órgão. Tudo isso pode ser evitado ou, pelo menos, enlentecer substancialmente com uma dieta rica em antioxidantes.


Os antioxidantes, os encontramos em muitos alimentos, mas para não ter confusão, que diariamente consomem frutas e vegetais em quantidade suficiente, eles vão cobrir essas necessidades de antioxidantes.


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Conclusões


Se seguirmos uma dieta saudável, onde cobrimos todos os alimentos acima referidos, vamos cuidar do nosso cérebro com todas as suas funções, incluindo a memória. No entanto, é importante além de uma dieta e um bom regime de exercícios, manter uma atividade intelectual permanente, de acordo com o gosto de cada pessoa, para treinar essa memória.


Ler, fazer jogos mentais que envolvem uma certa destreza, etc., são passos necessários para se manter saudável, a partir desse ponto de vista.


Se notamos que perdemos algo de nossa memória há que observar bem de que se trata. Pode ser memória recente, mas onde nos lembramos de fatos do passado mais remoto com total clareza; pode ser que nos lembramos relativamente bem o último que aconteceu, mas não muito mais longe., etc. Diante de qualquer uma dessas situações, deve consultar o seu médico de confiança que indicasse alguns estudos se é necessário ou nos aconselhar as medidas necessárias para otimizar a memória. O importante é não ter medo e consultar.

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